sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Precipitados


De todas as ofensas que me fazem, uma das que menos gosto é que me chamem de precipitada. Precipitar é agir de maneira impensada, fazer com que algo ocorra mais rápido do que supostamente deveria. Precipitar é para os que não raciocinam,  não calculam. É o verbo do desespero: apressado portanto imperfeito.

Pior: precipitar é leviano. Coisa de quem é superficial e rasteiro, de quem faz e não se importa.

Só que essa não sou eu. 

E de tanto ouvir que me precipito, fui olhar a etimologia da palavra. Está lá: precipitar significa também “fazer chegar ao fundo”. Isso mesmo, me ajude a espalhar essa boa nova: ir atrás das profundezas também é coisa dos precipitados.

Pra melhorar, Aurélio me veio com outra lembrança: precipitar é chover. É bem isso. Nós, os precipitados, fazemos chuva onde não tem ainda. A gente é quem molha.

É bom sim tomar cuidado com nossa espécie, já que podemos virar tempestade a qualquer momento. Mas pensa bem - nada nasce no seco. A vida só começa quando alguém se precipita.

E é bonito isso de ser chuva, não é? Quase lírico. Os precipitados somos ainda por cima poéticos.

Então da próxima vez que eu contar dos meus castelos, da próxima vez que você não entender minha natureza e quiser me ofender me chamando de precipitada, faça então o que você, ponderado, mais admira: pense bem, calcule, contenha-se e consulte um dicionário.

3 comentários:

  1. Lindo. continue preciptando em suas ações e em sua poesia.

    ResponderExcluir
  2. Tempestade em copo d'água! Quem não gosta?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho outra ótima pra Precipitar:

    "Lançar-se de cima para baixo; despenhar-se, arrojar-se."

    E quem nao arrisca....

    ResponderExcluir