sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Pequeno dicionário do cinema brasileiro


Quando um produtor diz...ele quer dizer
“ Já temos a grana” – “Não temos a grana ainda”
“O projeto é grande, mas a gente tá apostando em você.” - “Vamos pagar pouco.”
“O projeto é pequeno portanto a gente só confia em você.” – “Vamos pagar pouco.”
“O projeto é médio e você pode ser um parceiro nosso” – “Não vamos pagar nada.”
“Vamos filmar no 1o semestre do ano que vem” – “Vamos filmar em algum momento entre ano que vem e daqui a 5 anos. Se tudo der certo. Ou não.”
“O ator X amou o seu filme e vai fazer” – “O ator x nem leu o roteiro e não vai fazer porque ele tem outro filme que vai rodar no 1o semestre do ano que vem.”

Quando o distribuidor diz...ele quer dizer...
“Queremos um filme pra toda família” – “Queremos uma comédia”
“Queremos um filme ousado” – “Queremos uma comédia”
“Queremos uma comédia diferente de tudo isso que tá aí” – “Queremos uma comédia igual a todas as outras.”
“Não queremos só comédia” – “Queremos só comédia”

Quando um diretor diz...ele quer dizer
“Ainda bem que meu filme é inteligente, cult e para poucos” – “Queria que meu filme tivesse o mesmo público das comédias”
“Meu filme fracassou porque o público está acostumado só com comédias.” – “Meu filme não é tão bom assim, mas se dá pra culpar as comédias pelo meu fracasso, maravilha!”
“Adorei seu filme, colega diretor.” – “Detestei seu filme, eu sou muito melhor e não entendo porque seu filme fez mais sucesso que o meu.”

Quando um roteirista diz...ele quer dizer
“O roteiro já tá pronto, só estou corrigindo os erros de português” – “O roteiro não tá pronto, na verdade nem decidi o nome da protagonista ainda”
“Estou super animada pra começar.” – “Estou com muita preguiça de escrever, quando é o próximo concurso pro Banco do Brasil?”
“Eu trabalhei o dia todo nesse problema do roteiro e nada...” – “Fiquei boa parte do dia discutindo política no Facebook e não consegui focar.”
“Estou super confiante neste tratamento” – “Estou totalmente inseguro, talvez vocês descubram dessa vez que eu sou uma fraude”
“Escrever é muito doloroso, o escritor se sacrifica muito” – “Eu amo o que faço e a verdade é que eu me acho superior porque estou aqui inventando histórias enquanto as outras pessoas tem que trabalhar de verdade.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário