segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Apendicite


Você que não é de São Paulo não sabe, mas paulistanos não ficam doentes; paulistanos “vão pro Einstein.” É que paulista gosta de tudo que é bom, bonito e caro e o Einstein é um hospital tão bom, tão bonito e tão caro que frequentá-lo é mais glamouroso do que ser aceito no Country Club.
Mas o Einstein não tem nada a ver com meu texto,  isso foi só um pensamento que me acometeu no primeiro dia de férias, quando eu estava na emergência do Copa D’oR. Cariocas não gostam de hospital e embora eu já tenha dado entrada na papelada pra virar paulista de vez, continuo não gostando. E o Copa Dor é um hospital tão deprimente, frio e lotado como qualquer outro (menos o Einstein.)
O maridão começou a sentir dores lancinantes abaixo do estômago e eu fiz o diagnóstico na hora: é apendicite. Ele não deu bola, diz que eu sou hipocondríaca e que acho que estou com apendicite sempre que tenho qualquer dor no corpo - o que é verdade - mas entendam: Minha habilidade em diagnosticar doenças através do Google  é tão avançada que me sinto graduada em Medicina. Fora as especializações que garanti assistindo programas de doença no Discovery Home & Health ao longo dos últimos anos. Pois bem: meu marido teve que fazer 3 exames de sangue, duas ressonâncias e esperar 5 horas pelos resultados para que os médicos concluíssem o que eu já havia atestado no primeiro minuto: é apendicite. Dessa vez eu estava certa.
Mas tudo* na vida tem um lado bom, certo? Mais ou menos. Se você ler essa frase bem de perto vai ver que ali, bem em cima do “tudo”tem um asterisco bem pequeno que te leva pras letras miúdas lá de baixo, como num anúncio picareta onde se lê: Apendicite não está incluída nesta mensagem. 
Não, não tem lado bom na apendicite. Superar uma doença grave, sobreviver a um acidente, essas sim, são experiências transformadoras que podem mudar até o caráter de alguém (não que ninguém deseje isso pra si, obviamente, mas é um fato).
Mas apêndice não serve pra nada  mesmo, nem como lição de vida. E arrancar algo que não serve pra nada aparentemente é algo que os médicos fazem com bastante má vontade. Especialmente um dia antes do Natal. A cirurgia é tão menosprezada pelo corpo clínico e enfermeiros que tive a sensacão clara que olhavam para meu marido com certa raiva, como quem diz: você está ocupando o leito que poderia ser de alguém com uma doença de verdade, sabia? E quando perguntamos quais as recomendações do pós-cirúrgico só faltavam dizer: ora, por favor.
No fim deu tudo certo: retirou-se o apêndice, e como ninguém respeita apendicite mesmo, o marido teve alta e voltamos pra casa. O Copa Dor não é nenhum Einstein, de modo que foi melhor assim: final feliz.
Mas começar o ano falando de apendicite, pelo amor de Deus. Eu queria deixar uma mensagem nobre e valiosa para os amigos em 2014. Então vejamos: Se essa história fosse num livro de auto-ajuda eu diria para vocês fazerem uma extração de apêndice na vida em 2014 e jogarem fora tudo que está dentro de você e não serve mais pra nada, só pra infeccionar. 
Se isso aqui fosse um conto chinês eu faria uma alegoria sobre um homem que vai pro hospital triste por ter uma apendicite e conhece pessoas com doenças muito piores e se torna um ser humano mais consciente e feliz para aproveitar cada minuto de sua vida.
Se fosse uma mensagem de fim de ano da Rede Globo, todos os doentes do hospital se levantariam de seus leitos e começariam a cantar felizes  “Hoje é um novo dia de um novo tempo que já chegou…”
Só que  essa história aconteceu mesmo no Rio de Janeiro, no calor de 50 graus e foi bem difícil ver otimismo e beleza numa laparoscopia nesse contexto.
Aí eu vim pro computador e decidi que essa apendicite ia ter que servir pra qualquer coisa, nem que fosse pra um texto de blog que pouca gente lê.
Como diria Caetano, como é bom poder tocar um instrumento.
Um 2014 sem apêndice pra todo mundo!


3 comentários:

  1. Até que enfim, uma mensagem de começo de ano de verdade. Tks, sua gênia.

    ResponderExcluir
  2. A função do apêndice, assim como a da amídala, é concentrar a infecção nela para que ela não se espalhe para os órgãos mais vitais, o lado bom da apendicite? Ter poupado o seu uma infecção maior ou até mesmo uma infecção generalizada. Parece bobo, mas já encontro ai motivos suficientes para celebrar uma apendicite e um ótimo ano novo sem asteriscos!

    ResponderExcluir